O livre arbítrio, ou apenas nossos meios para resolver, está entre as características mais penduradas dos seres humanos. O que significa que temos o encaixe e a habilidade para decidir o que vamos fazer ou o que gostamos, equivalente à nossa coloração favorita.
As chances são altas de você ter conhecido alguém que diz que preto é sua cor favorita, idêntica a outra pessoa que prefere amarelo. Mas qual é a cor mais quente entre todas as pessoas em todo o planeta falando estatisticamente? De acordo com os pesquisadores, isso não foi de forma alguma implacável. Perceber!
Efeitos culturais e de gênero
(Fornecimento: Pixbay) |
De acordo com um exame de 2015 do YouGov, o azul provou ser a coloração mais apreciada em todo o mundo. Dois anos depois, no entanto, um outro estudo de 30.000 pessoas em 100 locais internacionais descobriu que a cerceta era a resposta certa. Aparentemente, a coloração preferida dos habitantes do mundo tende a se alterar com os 12 meses.
E o principal responsável por essa grande quantidade de modificações é o efeito da opinião generalizada por aspectos culturais . Em 2019, por exemplo, o jornal Notion contrasta os tons favoritos dos indivíduos entre as equipes culturais na Polônia: Papuas e Hadza. Como eles foram criados em vários métodos, cada grupo deu soluções totalmente diferentes.
Mesmo em toda a tradição idêntica, as experiências de vida e a socialização podem ser fundamentais para moldar a escolha da coloração. Na tradição da moda ocidental, o azul está historicamente relacionado aos meninos, enquanto o rosa é considerado uma "coloração feminina". Devido a esse fato, não é nem um choque que os resultados do exame impresso nos Arquivos de Conduta Sexual em 2013, quando as informações confirmaram que os homens tendem a desejar o azul, enquanto as meninas diferem entre rosa, roxo e rosa.
Noção de cor
(Fornecimento: Pixbay) |
No final dos anos setenta, pesquisadores da World Color Survey realizaram uma pesquisa completa de cores em 110 idiomas não escritos em todo o mundo. O objetivo era verificar a especulação de que a linguagem poderia ser uma construção definidora da noção privada dos indivíduos – fazer um indivíduo ver o mundo de uma forma segura, confiando na linguagem que descobriu quando cresceu.
Devido a esse fato, a linguagem formaria a noção de atualidade. No entanto, o estudo confirmou que em todas as culturas, as pessoas tendem a chamar os tons de cor nos mesmos meios. Devido a isso, tons totalmente diferentes agrupados próximos ao "azul" em português, equivalentes a criança, turquesa ou marinho, são descritos por uma frase comparativamente relacionada em diferentes idiomas.
Sem contar que, em todas as culturas, os sistemas de áudio têm a tendência de colocar a fronteira entre as cores elementares – equivalentes ao rosa, azul, amarelo e inexperiente – no mesmo lugar mais ou menos. Por isso, nossa escolha por uma ou outra coloração pode até ser influenciada pela melhor forma como fomos criados ou como é a sociedade, mas todos sabemos que vemos a vida com os mesmos olhos.